Vitor Hugo Sampaio

Sou Engenheiro Ambiental e Sanitarista pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE com graduação sanduíche no curso de Ciências Ambientais da Universitat Politècnica de València – UPV, fundador e administrador do Referencial Verde e Bolsista de Transferência Tecnológica da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME com atuação na Unidade de Monitoramento.

Apaixonado por gerar impactos positivos, fui mentor do Programa de Iniciação Científica Decola Beta do Cientista Beta, participei de projetos sociais voltados para a Educação Ambiental em Fortaleza e Região Metropolitana e atualmente integro o time organizador do TEDx Fortaleza.

Com trajetória de destaque na educação, recebi o Prêmio Cultural Burton de Wolf Davis. Fui laureado com outros 18 prêmios e títulos como resultado de participações em feiras científicas nacionais e internacionais, dentre eles o Prêmio de Excelência em Iniciação Científica, concedido pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência – ABRIC, medalha de ouro no Verano Interancional Científico para Estudiantes Sobresalientes – VENCES, sediado em Guadalajara, reconhecimento pelo destacado labor na divulgação científica na América Latina, concedido pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação de Jalisco (México), e menção honrosa na ESI Mundi 2017, uma das maiores feiras científicas do mundo.

No campo da pesquisa, fui bolsista CNPq do Programa Federal Ciência sem Fronteiras e bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Laboratório de Química Analítica e Microbiologia Ambiental do IFCE com pesquisas na área de Biocatálise. Na área ambiental, foi estagiário na Estação de Tratamento de Águas Residuárias de Gandia, em Valência (Espanha).

Desde que comecei o Referencial Verde, em 2015, trabalho diariamente na disseminação do saber ambiental, no incentivo de práticas sustentáveis e na construção da cidade na qual sonhamos. Diferentemente da Europa, há muito o que ser feito no Brasil e me orgulho de fazer parte dessa transformação!