agosto 14, 2019

Roma lança programa de troca de garrafas plásticas por descontos no metrô

Roma lançou programa para incentivar a reciclagem por meio de bonificação aos usuários do sistema de transporte público da cidade.

Conhecido por “+ Ricicli + Viaggi” (“+ Recicla + Viaja”, em português), a iniciativa teve início no final de julho e será testado por um ano. Nessa fase inicial, as máquinas responsáveis pela coleta do material reciclável foram instaladas em três estações de metrô da capital italiana, sendo elas a Cipro, Pyramid e San Giovanni. Em caso de sucesso, os equipamentos serão instalados em outros pontos estratégicos.

A proposta consiste em trocar garrafas plásticas tipo PET de 0,5 a 2,0 litros por bônus em uma carteira virtual. De forma mais precisa, cada garrafa valerá 5 cêntimos de euro. Portanto, levando em consideração que cada viagem custa 1,5 euros, serão necessárias 30 garrafas para obter o desconto integral no deslocamento. Programas similares ganham cada vez mais adeptos em cidades como São Paulo e Berlim, por exemplo.

O funcionamento é simples e intuitivo. A partir do aplicativo myCicero, o usuário deve digitalizar o código de barras que identifica o seu perfil no leitor óptico da máquina de interesse. Após a liberação, basta inserir as garrafas para contabilizar o ecobonus.

Em publicação recente no Facebook, o Ministro do meio ambiente e proteção do território e do mar da Itália, Sergio Costa falou sobre o projeto: “o ideal é consumir menos plástico… mas em caso de necessidade podemos trocar garrafas vazias. Parabéns à prefeita Virginia Raggi.”

Estação do programa + Ricicli + Viaggi. / Imagem Sergio Costa