Referencial Verde

Com início em 22 de outubro de 2015, o Referencial Verde foi idealizado para ser um projeto nas redes sociais, plataformas democráticas e escaláveis, com o objetivo de educar, incentivar a conservação da natureza, fortalecer o elo entre a sociedade e o meio ambiente, compartilhar conteúdo, esperança, ideias, ações, referências, saber ambiental e valorizar aqueles que agem em prol do desenvolvimento sustentável.

Em resumo, o Referencial Verde pode ser definido como ideologia, estado de espírito, propósito, autoestima e estilo de vida.

A iniciativa surgiu a partir de experiências vividas na Europa pelo Engenheiro Ambiental e Sanitarista Vitor Hugo Sampaio. A oportunidade de morar na Espanha e estudar Ciências Ambientais na Universitat Politécnica de València foi concretizada por meio do Programa Federal Ciência Sem Fronteiras.

Diante de uma realidade tão distante da sua, Vitor Sampaio teve a iniciativa de aprofundar os estudos sobre as dinâmicas das cidades a partir de observações sobre o modelo de vida europeu. Era evidente o impacto positivo no cotidiano das pessoas ao dispor de um bom planejamento urbano, praças, parques e equipamentos públicos de qualidade, o reconhecimento da bicicleta como modo efetivo de transporte e a aplicação de ideias sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Ao retornar ao Brasil, deu início ao Projeto como forma de compartilhar suas vivências e experiências.

O Referencial Verde cresceu, transformando-se em uma das principais plataformas digitais da área e referência em meio ambiente e sustentabilidade no Brasil.