setembro 6, 2019

Intervenção artística transforma estádio em floresta

Intervenção artística temporária FOR FOREST – The Unending Attraction of Nature, de Klaus Littmann, transforma estádio de futebol Wörthersee em Klagenfurt, na Áustria, em floresta. 

Entre os dias 9 de setembro e 27 de outubro de 2019, a maior intervenção pública de arte do país estará aberta a visitação. O estádio tem capacidade para 30.000 pessoas e funcionará das 10 às 20 horas. Espera-se que o encontro do público com FOREST proporcione uma série de perspectivas e compreensões das florestas a partir da multiplicidade de respostas e emoções.

O artista Klaus Littmann, nascido na Suíça e formado pela Düsseldorf Art Academy, buscou inspiração na obra “The Unending Attraction of Nature”, do artista e arquiteto austríaco Max Peintner.

Max Peintner, “The Unending Attraction of Nature” pencil drawing, 1970/71 / Imagem world-architects (Reprodução)

O objetivo é desafiar a percepção humana e questionar o futuro da natureza, com o alerta de que tenhamos de admirar espécies remanescentes da natureza em locais designados, como ocorre com os animais em zoológicos. A posteriori, será criado um memorial com as árvores plantadas e um pavilhão de registro e documentação do projeto.

Aproximadamente 300 árvores, cuidadosamente transplantadas pela equipe do arquiteto paisagista Enzo Enea – Enea Landscape Architecture, fazem parte do projeto. A ideia é se aproximar ao máximo de uma floresta nativa da Europa Central. Como mencionado, após o término da exposição, o protótipo de floresta ganhará ainda mais vida em área pública próxima ao Estádio. 

 

Fonte: For Forest

Imagem de destaque: The Guardian (Reprodução)