fevereiro 27, 2019

Confete feito com folhas das árvores é opção para carnaval sustentável

Ideia de engenheiro ambiental ganha as redes sociais; bio-glitter e fabricação própria de fantasias seguem a linha da consciência ambiental

Do interior da mata é possível ouvir o carnaval de espécies anunciando o início dos festejos. A novidade é que, cada vez mais, a população tem se preocupado com o meio ambiente mesmo durante os dias de descontração.

Sob um lado não tão colorido das comemorações, as fantasias da festa já foram originárias das penas de aves, que sofriam com essa confecção de adereços. Hoje, porém, os foliões conscientes buscam alternativas para curtir o feriado e os blocos de Carnaval sem que firam a outros seres vivos.

Foi partindo dessa ideia que o engenheiro ambiental e sanitarista, Vitor Hugo Sampaio, divulgou recentemente uma proposta que promete inovar as comemorações: o ECOnfete. Através de sua página, criada há mais de três anos nas redes sociais, expandiu uma iniciativa para criar um elo entre a sociedade e meio ambiente e auxiliou com outras dicas que podem tornar o carnaval mais verde.

Confetes feito de folhas caídas não agridem ao meio ambiente — Foto: Arquivo TG

Confetes feito de folhas caídas não agridem ao meio ambiente — Foto: Arquivo TG

ECONFETES

“Na região onde moro tem muitas árvores no canteiro central, local onde tenho o costume plantar mudas. Em uma dessas atividades de plantio, me ocorreu a ideia de aproveitar as folhas caídas”, conta ele.

Folhas que caíram de árvores ajudam a elaborar os confetes — Foto: Arquivo TG

Folhas que caíram de árvores ajudam a elaborar os confetes — Foto: Arquivo TG