agosto 9, 2019

Na Espanha, Carrefour oferece sacolas reutilizáveis de algodão como alternativa às sacolas plásticas

O objetivo da empresa é reduzir o consumo de depósitos e embalagens plásticas para acondicionamento ou transporte de seus produtos.

Desde segunda-feira, 5 de agosto, os supermercados Carrefour, na Espanha, estão vendendo bolsas reutilizáveis feitas 100% de algodão como alternativa às sacolas plásticas utilizadas na sessão de frutas de todos os seus estabelecimentos. A empresa se torna a primeira da Espanha a adotar esse tipo de iniciativa, além de ser a pioneira a permitir que os seus clientes utilizem depósitos ou sacolas próprias para o transporte de diversos produtos comercializado, como frutas e verduras, por exemplo.

As novas sacolinhas, laváveis e reutilizáveis, estão a venda por 3,99 euros o pacote com três unidades. O objetivo do Carrefour é reduzir ao máximo o consumo de plástico.

De acordo com nota emitida, a iniciativa faz parte do compromisso Carrefour com o cliente e a sustentabilidade. O plano consiste em eliminar, de forma progressiva, o plástico de seus estabelecimentos e influenciar positivamente os clientes. Vale ressaltar que a sessão de frutas e verduras das lojas BIO já não dispõe do material, e as bandejas plásticas das maças, peras e laranjas foram substituídas por alternativas sustentáveis.

Primeira loja BIO Carrefour, em Madrid (Espanha). / Imagem Carrefour

Outras medidas também foram tomadas pela empresa, como a substituição dos depósitos plásticos de azeitonas por potes de vidro, eliminação das embalagens (também de plástico) do pepino, mamão e banana. De forma direta, houve uma redução superior a 80% no consumo da matéria-prima derivada do petróleo.